sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Casa do Mar: Monocasco ou Catamarã?

Na mensagem anterior falamos sobre a decisão a favor de um Veleiro.. mas são milhares de opções dentre diferentes modelos, marcas, tipos, tamanhos... e só precisamos de 1 para morar (rs); qual será nossa casa?

2010 foi o ano da pesquisa, da procura. Enquanto navegávamos (com nosso delicioso barco a motor), nós observávamos todos os veleiros que passavam ou apoitavam próximo da gente. Fantásticas também foram as conversas com nossos amigos "náuticos".. e com todas as (doces) pessoas do mar que cruzavam nosso caminho (que por sorte não foram poucas).

Uma decisão interessante foi escolher entre um Monocasco ou Catamarã:

Monocasco? Desenho tradicional de um barco, um único "casco" normalmente com boa largura (boca). Os ambientes da "casa" ficam todos no "piso inferior". Para acomodar uma sala/cozinha de bom tamanho e ainda vários camarotes (3, 4) com mais de um banheiro o barco precisa ser bem grandinho (normalmente acima dos 45-50 pés).





Ou Catamarã? São dois cascos mais "finos", de menor largura/boca, unidos entre si através de vigas/travessas e muitas vezes com um piso e salão central entre os cascos. O "piso central" costuma abrigar uma boa área externa coberta (cock-pit). O salão central costuma acomodar uma sala e cozinha de boas proporções. Nos cascos (lembre-se que são dois) costuma ter os camarotes e banheiros; nos desenhos mais tradicionais um Cat de 38 pés já oferece 4 camarotes e 2 banheiros (alguns barcos maiores e com bom projeto acomodam 4 suítes).





Ambos os barcos tem suas "vantagens" e "desvantagens". Não cabe aqui ficar debatendo qual é o "melhor", até por que esse tipo de avaliação depende do tipo de uso que se fará do barco e muitas outras variáveis (discussão interminável e pode ser encontrada nos Fóruns e salas de bate-papo de Náutica no Brasil e no mundo). Além é claro do "melhor" ser completamente relativo, depende de "qual" monocasco ou "qual" catamarã você está falando (um monocasco luxuoso de ultima geração será obviamente "superior" que um catamarã comum, e vice-versa).

Aqui no Brasil, principalmente no Sudeste (eixo RJ-SP), é muito mais fácil você encontrar um (bom) Monocasco usado, com preço atraente, do que um Catamarã. Nesse caso o monocasco leva uma enorme vantagem, é muito mais fácil você encontrar "o barco", já completo, pronto, navegando!


É inegável que, por enquanto, devido a questões de mercado, um monocasco usado é uma opção muito mais viável (financeiramente) pra quem pretende começar a velejar; ou mesmo quem procura um barco para ser "a casa" e não deseja entrar na (enorme) aventura de construir um barco ou garimpar até achar um (bom) catamarã usado com preço "razoável" (situação quase impossível aqui no Brasil).

Porém é inegável que, se tratando de embarcações "comuns", é muito mais fácil encontrar um Catamarã que te forneça um bom espaço externo e interno, com vários "camarotes" (quartos), dois ou três banheiros, boa performance (inclusive no motor) do que um Monocasco com esses atributos; pelo menos considerando os barcos disponíveis no mercado entre 38 e 50 pés.



Enfim, enquanto optar por um monocasco possa ser mais interessante numa análise de custo x benefício, no geral você tem que abrir mão daquele mega espaço, daquela integração entre sala/cozinha e área externa e daquela rede entre os cascos, na proa, que só um Catamarã pode te oferecer.

Outra característica que fez a gente dar preferência aos Catamarãs é o fato dos mesmos não navegarem "adernados" (inclinados) em algumas condições de vento (como ocorre com o monocasco).

Decidido, no meio de 2010 focamos a busca nos CATAMARÃS!!









Pronto? Não... foi só o começo de uma deliciosa procura... a prioridade seria um CAT usado na faixa dos seus 38-42 pés. Mas não descartamos também a opção de um novo. Enfim, começamos a procurar, na esperança de que o barco certo encontrasse a gente!

Na próxima mensagem, procurando o barco...

Abraços.
Fernando, Jamille, André e Laura Previdi

Um comentário:

  1. Olá. Gostei muito do Post.

    Bem, eu e meu marido estamos flertando com a ideia de adquirir um veleiro e até mesmo morar nele, mas não temos muita experiência no assunto. Eu menos ainda, infelizmente.

    Pelo fato de não adernar e pelo espaço maior, eu prefiro os Catamarãs. Porém sonhamos um dia fazer grandes travessias e ouvi muita coisa que coloca os monocascos em vantagem, sem falar no preço, que é relativamente mais "barato".
    Falta um tempinho para conseguirmos realizar esse sonho então vai dar tempo de pensar bem à respeito.

    Vou continuar lendo os posts para saber qual tipo vocês escolheram.

    ResponderExcluir